segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Globalização.

Globalização é um envolvimento econômico, social e político entre vários países e nações, onde estão totalmente interligados pelo comércio gerando uma interdependência mundial, ou seja, se um desses países passa por alguma crise econômica, automaticamente outros países também sofrerão esse impacto.
O processo de Globalização contribui mutuamente para o mundo. Mas essa contribuição pode ser vista e analisada através de aspectos positivos e negativos que me atingem diretamente ou indiretamente.
Aspectos positivos
Com a liberação da relação de comércio entre diversos países do mundo, a queda na inflação e a modernização da economia, devido à entrada de produtos importados, eu posso usufruir produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, tendo ainda a opção de escolha.
Exemplo: brinquedos e eletrodomésticos que eu compro da China por preços razoáveis.
A Globalização contribui fortemente para o avanço e modernização dos meios de transportes e meios de comunicação, no qual me permite total acesso à Internet, celular, automóveis, avião, televisão, tornando minha vida melhor com mais praticidade e rapidez de informação.
Exemplo: eu posso fazer contato com uma pessoa que mora no Japão em tempo real, sem precisar me locomover de minha casa. E mesmo que eu queira me locomover ainda tenho a opção de fazer uma viajem de avião (que é o meio mias rápido e confortável), helicóptero, navio, e em breve chego até o Japão. Essa realidade antes da Globalização era utopia, sonho, mas hoje é real.
Toda essa possibilidade maior de troca de informação com o mundo todo permite que as culturas evoluam e se modernizem de acordo com seus costumes e preferências.
Exemplo: antigamente o conhecimento se baseava no senso comum (mito), eu hoje não acredito em mito, mas sim na ciência e na filosofia concreta, onde se tem fatos comprovados. Algo que não seja comprovado não tem valor para mim, não faz parte da cultura que atua hoje (razão). O que antes era imoral e não fazia parte de nossos costumes, como por exemplo, usar roupas curtas que mostrem e moldem partes do corpo, hoje é normal e faz parte do meu vestuário e dos meus costumes.
Com toda informação que tenho hoje em dia posso perceber outro ponto muito importante do processo de Globalização, que é a possibilidade de levar as pessoas de todo o mundo a pensar em soluções para os problemas globais que tem me afetado e também o planeta.
Exemplo: o problema do aquecimento global, racismo, prevenção e combate à AIDS, entre outros. Afinal, eu como toda pessoa, estou sempre em busca de um mundo melhor para se viver, menos poluído, menos preconceituoso e mais prevenido. Essa preocupação que visa uma ação transformadora deve-se à Globalização.
Aspectos negativos
Entre tanta exigência de modernidade e rapidez que o sistema globalizado impõe, várias pessoas não conseguem acompanhar esse ritmo, e acabam sendo prejudicadas. Essa exigência gera muita competitividade entre empresas, onde se exige produzir mais com menos gente. O resultado disso é na certa o desemprego.
Exemplo: eu que tenho apenas dezoito anos de idade, sem emprego, não possuo nenhuma experiência profissional e nem curso profissional, apenas tenho ensino fundamental e médio completo. Diante do meu perfil profissional e das exigências que a Globalização impõe, será que eu tenho chances de conseguir um emprego? Dificilmente. Essa difícil realidade eu vivo e sinto na pele. Para mudar essa realidade é necessário que eu faça cursos profissionalizantes, que eu faça uma faculdade, mas e se eu não tiver capital suficiente para isso tudo? Ou eu me incluo nas exigências do sistema globalizado ou continuarei sem emprego.
Juntamente com o desemprego surge outra conseqüência da Globalização: a pobreza. Esse sistema capitalista dificulta o acesso de todos uniformemente á riqueza que esse sistema produz, nisso vemos tamanha desigualdade social, e isso amplia a oposição entre a classe social rica e a classe social pobre, gerando muitos conflitos.
Exemplo: enquanto os mais abastados em dinheiro andam pelo mundo afora de jatinhos particulares, se vestem com roupas de grife caríssimas e se alimentam de caviar, outros nem sequer tem pão seco para se alimentar, nem roupas decentes para se vestir, que dirá jatinho particular. Enquanto os “filhinhos de papai” escolhem a faculdade que querem, eu faço a faculdade que eu posso e que o governo me possibilita, e olhe lá ainda. Os ricos fazem o que querem e os pobres fazem apenas o que podem!
Com toda evolução da tecnologia que podemos usufruir em nossos dias, eu pude perceber o quanto isso traz comodidade e praticidade. Mas é como se diz: “Tudo que é demais estraga”. A tecnologia tem me deixado mais afastada das pessoas, e mais perto das máquinas. Isso me deixa muito dependente e preguiçosa.
Exemplo: eu mesmo faço bom proveito da internet e do celular, até demais. Hoje não consigo mais sair de casa sem o celular no bolso, e até prefiro resolver situações pelo celular do que pessoalmente, pois é mais fácil. Prefiro conversar com amigos e parentes pela internet do que pessoalmente. Eu na maioria das vezes só faço as pesquisas e os trabalhos da escola e da faculdade com o uso da internet, pois tenho preguiça de ir até a biblioteca, procurar um livro, xerocar as páginas que vou utilizar e depois devolver o livro. É bem mais fácil assistir um filme em casa na T.V do que ir até cinema para fazê-lo.
A globalização tem vários benefícios, Pois é um sistema que envolve capital, comércio, multinacionais, entre outros. Mas o problema é que ela não traz benefícios a todos igualmente. E a educação é uma área na qual se pode ver isso bem evidente.
Exemplo: sempre estudei em escola pública, desde o ensino básico infantil até o ensino médio. E é nas escolas públicas ou estaduais que se vê tal desigualdade. Nas escolas por onde passei não tinham materiais e ferramentas suficientes para serem usadas como método de ensino. E se tinham como exemplo os computadores, não eram utilizados, por falta de profissionais capacitados e por falta de computadores suficientes para todos. O que podia ser uma ferramenta que facilitasse e acelerasse o processo de ensino, se torna apenas um objeto a mais para acomodar poeira. E sem contar a falta de ventiladores, que hoje em dia são substituídos por ar condicionados, e até a falta de profissionais formados especificadamente para as devidas matérias. Muitas vezes eu tinha uma aula de matemática, por exemplo, e quem lecionava a aula era um professor formado geografia ou em português. Nessas horas percebo o quanto a globalização escolhe e privilegia apenas parte da sociedade e a outra parte se vira como pode!
Diante desses aspectos que foram analisados aqui se chega a uma conclusão: a Globalização é um sistema ótimo, mas se for aplicado de forma que beneficie a todos igualmente e que respeite as pessoas e suas culturas, e que nada seja imposto, mas sim arbitrário.
E para que esse sistema seja realmente benéfico, é necessário ter limite, ou seja, tem que colocar rédea ou freios nesse sistema, para que não percamos o controle das coisas, pois o que buscamos é viver melhor e ser feliz, e se a Globalização pode contribuir pra isso, façamos valer a pena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário