terça-feira, 23 de novembro de 2010

Juan Luís Vives.

 O pensamento pedagógico renascentista influenciou diretamente a educação por meio da teoria heliocêntrica, defendida por Copérnico. Tiveram vários fatores que influenciaram esse pensamento: as grandes navegações, a invenção da bússola e da imprensa.
A pedagogia renascentista foi muito influenciada pelo pensamento greco-romano, onde se tinha uma idéia de educação completa, tanto no físico como no intelectual, novas idéias e pensamentos resgatando a cultura greco-romana, a literatura clássica.
Juan Luís Vives endereçou sua concepção educativa para a formação dos filhos dos burgueses (ele foi preceptor da princesa Maria e leitor da rainha Catarina de Aragão, mulher de Henrique VIII). Criticou a educação escolástica (que foi o último período do pensamento cristão em que a filosofia era ensinada nas escolas pelos escolásticos. Essa educação escolástica era oferecida pela Igreja Católica. Ele mesmo foi educado pela educação escolástica, por isso a condena, pois ele viveu e sentiu essa infeliz educação, como ele mesmo diz.
Vives enfatizava a importância da psicologia que era necessária para entender a mente da criança, e a adaptação desta psicologia à realidade da criança. Essa mesma idéia foi apontada pelo holandês Erasmo de Rotterdam (eram muito amigos, comungavam as mesmas idéias, ensinaram na mesma universidade e ambos integravam a corrente humanista da Ciência Nova, reintrodutora dos valores greco-romanos da educação clássica), que defendia o amadurecimento da criança, criticando os métodos severos de castigos físicos. Enfatizou um ensino no qual as crianças aprendiam brincando (ensino lúdico). Essa crítica também foi evidenciada na obra de Montaigne.
Vives aconselhava uma sólida educação física, porque os exercícios físicos são indispensáveis para o crescimento dos jovens: corridas e jogos com bolas, mas a partir dos quinze anos os exercícios devem aumentar a intensidade (longas marchas, corridas, saltos, lutas, etc.)
Ele foi um dos primeiros a solicitar a remuneração para os professores e dizia que o poder público deve se encarregar dos cuidados com a Educação.
Valoriza os métodos indutivos e experimentais, e também reconhece a importância da observação doa fatos e da ação como meio de aprendizagem. O ensino deve se realizar de acordo com a personalidade e natureza do aluno.
O ideal vivista era de que toda a humanidade falasse a mesma língua, o latim, nesse caso, foi apontado por ele.
Ele seguiu os passos de outros humanistas anteriores como Lorenzo Valla e Rodolfo Agrícola.
A idéia de Vives na educação infantil era diversificada e concreta, isso pode ter influenciado Rousseau por meio de Montaigne.
Preocupava-se com a educação feminina também, mesmo considerando que a mulher deve estar no lar.
Apesar de muito influente, Juan Luís Vives tem sido desconhecido, não é a toa que agente só encontrou poucas coisas sobre ele.

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